top of page
465045_10151466782723051_1616905976_o.jpg

465045_10151466782723051_1616905976_o.jpg

Describe your image here. Click me and then "Organize Images" to change my text.

Lily Pond

Lily Pond

Describe your image here. Click me and then "Organize Images" to change my text.

Lily Pond

Lily Pond

Describe your image here. Click me and then "Organize Images" to change my text.

Lily Pond

Lily Pond

Describe your image here. Click me and then "Organize Images" to change my text.

Cultura Trance - A historia do Movimento!

  • samuelwmcontabilid
  • 6 de jan. de 2015
  • 4 min de leitura

CULTURA TRANCE

Por Guilherme Zanoni

Edição Samuel Machado

Conhecimento não ocupa espaço, então nada melhor do que um pouco mais de informação e história sobre essa cena da qual fazemos parte;

465045_10151466782723051_1616905976_o.jpg

Festival trance! Um universo em um lugar só!

  • Trance Psicodélico: palavra inglesa que significa "transe" ou "êxtase", experiência definida por estados alterados da consciência, induzidos pela meditação ou pela estimulação dos orgãos sensoriais do organismos;

  • Psicodélico: composição das palavras gregas "psiké" (mente) e "deloun" (sensorial). Refere-se a uma manifestação da mente que produz efeitos profundos sobre a experiência consciente.

Trance, uma das principais vertentes da música eletrônica, emergiu no início da década de 1990. O gênero é caracterizado pelo tempo entre 130 e 190 bpm, apresentando partes melódicas de sintetizadores e uma forma musical progressiva durante a composição, seja de forma crescente ou apresentando quebras. Algumas vezes vocais também são utilizados. O estilo é derivado do house e do techno , tendo pegado uma melodiosidade não característica do techno, com seus sons industriais, e menos orgânicos, além de parecerem menos melódicos.

As origens do Psy-Trance remotam aos anos 60, quando nas praias de GOA "India", eram celebradas muitas festas psicodélicas, com trilhas sonoras que iam de Janes Joplin a Pink Floyd. Nessas festas, Hippies e viajantes de todo o mundo fugiam da vida nas cidades industriais, buscando integração e harmonia com a natureza.

Seu estilo psicodélico caracterizado principalmente pela intensidade das cores, era inspirado por alucinógenos como o LSD, refletia-se em suas vestimentas e produções artisticas.

trance-festivals.jpg

Festival trance em GOA - India

As primeiras "free-parties" ocorrem em GOA no inicio dos anos 70, tornando-se conhecidas em nivel mundial a partir dos anos 80. Em Ibiza "Espanha", ocorrem nos anos de 1986 e 1987 as primeiras free-parties européias ,coincidindo com a explosão da "acid house". No verão de 1988, que ficou conhecido como o verão do AMOR, milhares de turistas rumam para Ibiza atraidos pelas festas. No inicio da década de 90, inspirado pelos efeitos da acid house, o povo de Goa começa a criar um novo estilo musical, o Goa Trance, do qual um dos pioneiros foi o artista Goa Gil. A evolução do estilo ocorre a partir de um mix de gêneros musicais como new beat, new wave, electro e rock psicodélico, resultando em uma ressonância que levava os ouvintes a estados elevados da consciência. Grande parte dessa cultura inclui elementos do hinduísmo, budismo e xamanismo, fazendo referência à India, berço do trance.

capasite.jpg

Goa Gil (Baba) - Um dos criadores de todo esse movimento.

O trance psicodélico que conhecemos atualmente deriva diretamente do goa trance, desenvolvendo-se a partir de sons únicos e complexos com caracteristicas especificas. À sua poderosa base rítmica juntam-se elementos eletrônicos e acústicos, tais como sintetizadores e instrumentos milenares como cítaras, tambores e didgeridoos.

As festas trance são celebradas onde se atravessa diferentes estados espirituais sob o efeito estimulante das cores, luzes e movimentos, sendo realizadas em lugares considerados centros energéticos, como praias, florestas, ruínas, etc.. A decoração alude à divindades totêmicas, egípcias, pré-hispânicas, hindus, psicodélicas e cósmicas. A caracteristica principal dessas festas é que elas nao se baseiam apenas na música, incorporando também elementos locais e ancestrais, e criando, dessa forma, todo um movimento cultural em que se baseia o conceito e planejamento do evento, em uma atmosfera de tolerância e aceitação.

Nas raves, temos o psytrance com sua batida repetitiva e marcante como a de um tambor, assim como o tambor da dança de Shiva e como os usados por xamãs para atingir o estado de transe, êxtase da alma.

5_Гоа-транс_вечеринка_goa-trance-party-shanghaistuff.com_.jpg

E temos, é claro, em sintonia com o ritmo da musica, a dança , dança de cada um, rito de libertação que experimentamos individualmente. E a dança conjunta, o espetáculo visto holisticamente, a soma da dança de cada um, resultando num espetáculo de celebração e magia que tem o poder de destruir; destruir a tristeza e a amargura da vida, assim como a dança de shiva destrói a ignorância, com o poder de renovar; renovar nossas esperanças, recarregar nossas energias, dando-nos cada vez mais força para continuar, e claro, com o poder de criar; pois a partir dessa comunhão entre o raver e a energia invocada que ali foi estabelecida, cria-se a possibilidade de imaginarmos qualquer coisa, tendo-a como algo real, tocável, uma porta aberta para nosso mundo interior.

O trance é o som que nos faz “transcender” do lugar em que vivemos, à um outro ...

Valores Universais do TRANCE

Peace

Paz. A tranquilidade interior que está dentro de cada um de nós, apesar de nem sempre sermos capazes de encontrá-la. Quando a possuímos, passamos calma e serenidade a tudo e todos que estão à nossa volta.

Love

Amor. O sentimento incondicional de afeto que sentimos por algo ou alguém. Pela lei universal da ação-reação todo amor que você der a alguém será devolvido a você de alguma forma. Lembro que as duas primeiras letras do PLUR representam nada mais nada menos do que a base do ideal hippie de vida ( Paz e Amor).

Union

União. Apesar de todas as nossas diferenças, todos compartilhamos um conjunto comum de características: somos todos humanos, imperfeitos e dependemos uns dos outros para nossa sobrevivência. Com paz e amor, a união permite a você se relacionar com outras pessoas APESAR de suas diferenças, e até mesmo se enriquecer com esta troca de experiências.

Respect

Respeito. Aqui temos que saber reconhecer e aceitar que somos diferentes, APESAR de nosso conjunto comum de características. Precisamos respeitar uns aos outros, a nós mesmos ( cuidando adequadamente de nosso corpo e mente) e até mesmo ao ambiente à nossa volta. Quem respeita não pixa, não agride, ajuda quando alguém precisa, não joga lixo no chão e zela pelo espaço a sua volta

PeaceLoveUnionRespect

 
 
 

Comments


GTRIP CLOTHING

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Pedro Rodrigues Lopes, 535 - Criciuma/SC

Fones: 48 - 9997 . 7330

              48 - 9997 . 2874 

© 2015 GTRIP Clothing - Todos direitos reservados

bottom of page